quarta-feira, 22 de julho de 2009

SALVEMOS O BABAÇU


EDITORIAL

07/07/2009 (09:23)
SALVEMOS O BABAÇU


O babaçu, essa palmácea que dá o óleo utilizado na alimentação e, agora, na pesquisa de biocombustíveis, é uma planta típica do Cariri. De seu broto, tem-se palmito de alta qualidade. De suas folhas e espatas, fazem-se esteiras e cestos. Os primeiros habitantes da região, os índios kiriris, foram pioneiros no uso do babaçu. As habitações rústicas dos indígenas eram cobertas por suas palmas.

Essa palmeira, que se identifica essencialmente com a história do Cariri, é mais uma vítima do processo criminoso de destruição do bioma do Sul cearense, que há décadas sofre com o desmatamento indiscriminado para construção de residências, o assoreamento de fontes naturais e a falta de preocupação ecológica no tratamento de esgotos e detritos industriais.

A vereadora petista Mara Guedes marcou um importante ponto na preservação do babaçu, ao conseguir aprovar na Câmara Municipal do Crato um projeto de lei que regulamenta a exploração dessa palmácea. De maneira racional e realista, a nova lei conseguiu adotar medidas efetivas de conservação ambiental, mas por meio do respeito às peculiaridades da região e as necessidades da gente mais pobre. O alvo da lei são os exploradores industriais e os irresponsáveis que realizam queimadas e, assim, destroem a planta.

Nenhum comentário: