quarta-feira, 22 de julho de 2009

07.07.2009
Augustinho destaca projeto de preservação do babaçu no Cariri


O deputado Augustinho Moreira (PV), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (07/07) da Assembléia Legislativa, destacou projeto de preservação do babaçu que está sendo desenvolvido no município do Crato. O parlamentar leu matéria divulgada em jornal cearense, informando que a ação que está sendo desenvolvida pela prefeitura originou-se de projeto de lei, de autoria da vereadora Mara Guedes (PT), aprovado pela Câmara daquele município.

Augustinho disse que esse projeto deve servir de exemplo para outros municípios e para o Estado porque, segundo ele, a obrigação de preservar o meio ambiente é da União, do Estado e dos municípios, conforme determina a Constituição Federal. E o projeto da vereadora Mara Guedes vai exatamente ao encontro da legislação, ao incluir o município nas ações de preservação dessa palmeira que é um símbolo da região do Cariri.

Conforme o parlamentar do PV, as palmeiras de babaçu vêm sofrendo uma grande devastação e as previsões é que entrem em extinção nos próximos 25 anos. “Isso provém da destruição do bioma do Sul do Estado que sofre constante devastação para a construção de casas, lançamento de detritos industriais, assoreamento de rios e outras agressões”, disse ele, acrescentando que o projeto da vereadora chega num momento importante e é inspirador para outras ações que precisam ser desenvolvidas no Estado, visando a preservação ambiental.

Augustinho disse que vivemos um momento preocupante. “O homem está destruindo tudo a qualquer custo para seus empreendimentos industriais, para ganhar mais e mais dinheiro e usando os recursos naturais. A sociedade precisa se mobilizar para evitar a destruição. Não podemos nos omitir”, disse ele.

Finalizando, o deputado do PV pediu a Semace que faça uma fiscalização no rio Curu, na localidade de Poço Verde, para verificar denúncias de que existem caminhões retirando areia grossa do leito do rio. “As denúncias dão conta até mesmo de que o dono da referida empresa seria um ex-político. Isso não pode acontecer, aquele rio já está agonizando”, concluiu.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br
http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=11016

Nenhum comentário: