Encontre tudo Aqui!
- Catálogo das Máquinas (2)
- Notícias (63)
- Projeto em Andamento (9)
- Projetos Concluídos (5)
- Vídeos da Fundação (9)
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Aproveitamento Total do Coco Babaçu
O conjunto de equipamentos para aproveitamento integral do babaçu é resultado de um projeto apoiado pelo Núcleo de Tecnologia Social da FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ. Tratam-se de equipamentos de elevado rendimento produtivo, baixo custo de manutenção e simplicidade de operação. As etapas do processo produtivo são as seguintes: Retirada da casca: Consiste em retirar a casca para obtenção de carvão de elevado poder calorífero (8.000 kcal) e, também, de amido (aproximadamente 20% em relação ao peso da amêndoa), através de máquina despeliculadeira. Extração da amêndoa: É realizada através de um corte no perímetro radial, através de uma máquina de corte, com capacidade de corte de 30.000 unidades/dia. Torrefação: Para esta etapa, utiliza-se um tacho torrador de aço carbono ou inoxidável. Pode ser aquecido por lenha, maçarico ou a própria casca do babaçu. Tem por finalidade molificar a amêndoa para permitir a liberação de óleo com mais facilidade. Trituração da amêndoa: É feita através de um moinho a martelo para se atingir a granulometria ideal para a extração do óleo. Aquecimento da amêndoa triturada: É feita através de um tacho de duplo fundo que chamamos banho-maria. Serve para manter a amêndoa aquecida e, consequentemente, favorecer a liberação do óleo. Prensagem: A prensagem é realizada em uma prensa hidráulica manual, contendo dois extratores de óleo. O sistema é pressurizado por um macaco hidráulico de 50 toneladas, onde a matéria-prima é prensada para obtenção de óleo e torta, obtendo 50% de rendimento. Capacidade produtiva: 150 litros/dia de óleo. Clique e asista ao vídeo...
TÉCNICOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/CFDD VISITAM PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ
FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através do Projeto de Lei Nº 155/08, decreta de Utilidade Pública Estadual a Fundação Mussambê. O Projeto foi representado pelo Deputado Nelson Martins (Líder do Governo). Na sua justificativa o Sr. Deputado ressaltou que a Fundação Mussambê vem, desde o ano de 2004, atuando nas áreas de formação, pesquisa, meio ambiente, extrativismo, educação, cultura e tecnologia social sustentável.
FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARTICIPA DO I SEMINÁRIO DE CRÉDITO AGROECOLÓGICO EM OURICURI – PE
A Fundação Mussambê, representada por Erisvaldo Figueredo, participou do I Seminário de Crédito Agroecológico, realizado na cidade de Ouricuri – PE, no dia 22 de outubro. O Sr. José Artur, produtor de agrofloresta, também participou do evento, atendendo convite da Fundação Mussambê.
O Seminário teve como objetivos maiores discutir sobre o Crédito Agroflorestal, na perspectiva da criação de normas técnicas pelas entidades que trabalham com esta linha de crédito, no sentido de agilizar as análises e aprovações dos projetos pelo agente financiador (BNB); inclusão do direito da mulher ao crédito; viabilidade da assistência técnica específica (rede DATER) e da criação de um grupo de trabalho (GT) para discussão permanente do assunto.
Foram realizadas quatro oficinas de crédito agroflorestal para produtores do Araripe Pernambucano. Fizeram-se presentes representações das seguintes entidades: BNB, ECOSOL, Projeto Dom Helder, IPA.
José Arthur e Erisvaldo Figueredo
SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA DO MARANHÃO REALIZA AUDIÊNCIA COM A FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ
Os representantes da Fundação Mussambê: Daniel Walker, Heverton Brandão e Maria Matias foram recebidos, em audiência, pelo Secretário de Estado da Agricultura do Maranhão, o Sr. Domingos Albuquerque Paz, no dia 16 de outubro,
A audiência teve como objetivo maior apresentar a tecnologia de aproveitamento total do coco babaçu e discutir acerca da sua importância como política pública estadual.
O Sr. Secretário manifestou interesse na adoção da tecnologia para todos os municípios maranhenses onde há a incidência de babaçu. Assim se manifestou durante a reunião: “Eu quero tornar o babaçu um pilar da nossa economia”. Como desdobramento da audiência, serão realizadas visitas de prospecção, no período de 11 a 14 de novembro, em municípios localizados na baixada maranhense. O Sr. Secretário acompanhará a comitiva de técnicos da Fundação Mussambê durante todo o percurso junto às comunidades que serão visitadas.
Sr. Domingos Albuquerque – Sec. de Estado da Agric. do MA e
Sr. Daniel Walker Júnior – Fundação Mussambê