sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROJETO AGROECOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO



A COELCE, NO ÂMBITO DO PROJETO TROCA SOLIDÁRIA, APROVA PROJETO AGROECOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO, SOB A RESPONSABILIDADE DA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ.


A COELCE, no âmbito do Projeto Troca Solidária, aprova o Projeto Ecoprodutivo: Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), que beneficiará agricultores do município de Juazeiro do Norte/CE.

O Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é uma tecnologia social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de agricultores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente.

O processo agrupa técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, que priorizam o desenvolvimento de um sistema de cultivo com pouca dependência de insumos externos à propriedade, de forma a promover a sustentabilidade em pequenas propriedades rurais.

A produção no âmbito do Sistema PAIS é agroecológica, porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos (adubo e veneno), queimadas e desmatamentos. É integrada por aliar a criação de animais com a produção vegetal e utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo e sustentável.

Dentre as várias vantagens do Sistema Pais, destacam-se: a preservação da qualidade do solo e das fontes de água; o incentivo às práticas associativistas dos produtores; a abertura de novos canais de comercialização dos produtos; a produção de alimentos saudáveis, dentre outras.


No dia 18 de março, tendo como local o auditório da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, foi realizado um ato de lançamento do referido Projeto, contando com a participação de autoridades locais, sociedade civil, diretores da COELCE e representantes da Fundação Mussambê.




Nenhum comentário: