sexta-feira, 16 de abril de 2010

PETROBRAS APOIA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARA O FORTALECIMENTO DE AGROINDÚSTRIAS RURAIS CEARENSES E MARANHENSES

PETROBRAS APOIA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARA O FORTALECIMENTO DE AGROINDÚSTRIAS RURAIS CEARENSES E MARANHENSES


O Projeto Fortalecimento de Agroindústrias Rurais Cearenses e Maranhenses vem fortalecer ações desenvolvidas, no âmbito do “Projeto Agroindústrias na Zona Rural Cearense e Maranhense”, com foco na disseminação de tecnologia social, aprovado pela Gerência de Responsabilidade Social (Petrobras). A proposta insere-se na linha programática da Petrobras de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.

Em se tratando de comunidades maranhenses, espera-se com o desenvolvimento das ações, aumentar a eficiência do modo de produção do coco babaçu, contribuindo, dentre outros, fortalecimento das agroindústrias já existentes; consolidação e abertura de mercados; maior inclusão de mulheres de comunidades tradicionais e agricultores familiares por meio de melhoria de renda familiar; gestão compartilhada (sociedade civil, poder público e privado); maior integração entre políticas, programas e projetos no âmbito dos estados e do governo federal; segurança alimentar e nutricional; geração de emprego e renda.

Para o Ceará, propõe-se a continuidade do viveiro de mudas de pinhão manso e a construção de barraginhas, que deverão ser feitas nas comunidades contempladas com as mudas de pinhão manso, como forma de garantir um menor índice de mortalidade da espécie plantada.

A construção de barraginhas trará grandes benefícios ambientais, contribuindo para amenizar o processo de desertificação, recuperação do solo e plantio de culturas básicas.

Além do fortalecimento de agroindústrias de aproveitamento total do coco babaçu, o Projeto contribuirá para disseminar a cultura do pinhão como importante alternativa de produção de óleo vegetal, na região semiárida, consorciada com culturas de subsistência.

Nenhum comentário: