sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROJETO INTERFACES COM A ESCOLA RURAL PROPORCIONA AOS PAIS E MÃES DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTEMYSES LINHARES OFICINA EM PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS





A Fundação Mussambê, no âmbito do Projeto Interfaces com a Escola Rural, patrocinado pelo Instituto HSBC e BrazilFoundation, realizou uma Oficina em Práticas Agroecológicas, no dia 22 de agosto, tendo como beneficiários pais e mães de alunos da Escola Artemyses Linhares (escola beneficiária das ações do Projeto).

A oficina foi realizada na propriedade do Agricultor Zé Artur, em Nova Olindaque há mais de 12 anos desenvolve práticas agroecológicas. O Sr. Zé Artur é reconhecido em nível nacional como o agricultor símbolo da agrofloresta no Nordeste.

Durante a oficina contou a sua história com alegria e entusiasmando a todos para que adotem práticas na agricultura que ajudem a melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. Assim fala aos presentes:

“Aqui era só pedra e areia quando comecei a fazer o manejo. Plantei as árvores nativas misturado com os cultivos. No começo a produção foi mínima, mas com o tempo, foi crescendo. As árvores nativas são boas pois elas acumulam água no inverno (que normalmente vai de dezembro a fevereiro, o período chuvoso) e no verão devolvem para o solo (as folhas e galhos que caem). Outras, utilizadas como ração, como a palma e a lucena ajudam a matar a sede dos animais”.

No sítio, podem ser encontradas frutas como o mamão, o caju e a manga; legumes e verduras, como tomate e andu; e animais, como o bode, a galinha e o porco. O agricultor comercializa sua produção e daí tira seu sustento. “Vende muito e é sustentável porque nunca acaba, pelo contrário. Aqui não falta coisa alguma. Só saio se for para fazer em outro lugar o mesmo que faço aqui", comemora.

A oficina foi encerrada com uma avaliação, onde a maioria dos pais e mães -agricultores (as) - manifestaram a sua compreensão da importância de não realizar plantio, usando queimadas e também abolir o uso de agrotóxicos. Todos ficaram impressionados com o exemplo de Zé Artur – comprometendo-se a seguir os seus ensinamentos.


Nenhum comentário: