sexta-feira, 16 de abril de 2010

DIRETORA PARTICIPA DE OFICINA DE GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS DO PROGRAMA DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA DA PETR


DIRETORA DE PROGRAMAS/PROJETOS DA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARTICIPA DE OFICINA DE GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS DO PROGRAMA DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA DA PETROBRAS

A Diretora de Programas/Projetos da Fundação Mussambê, Ana Carolina da Costa Matias, participou, nos dias 15 e 16 de março, de uma Oficina de Gestão de Projetos Sociais do Programa Desenvolvimento & Cidadania da PETROBRAS. A programação da Oficina constou, dentre outros, de reuniões com gestores da Petrobras para esclarecimentoS de dúvidas sobre os Projetos e de palestras sobre o Programa Desenvolvimento & Cidadania e Transparência na Gestão.

FUNDO AVON VIVA O AMANHÃ – 2009 SELECIONA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ


FUNDO AVON VIVA O AMANHÃ – 2009 SELECIONA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ

O Fundo Avon Viva o Amanhã é uma iniciativa da Avon Cosméticos Ltda. Tem por objetivo maior potencializar a transformação da sociedade por meio do exercício de valores femininos.
As doações e os patrocínios da Avon são orientados, conforme os seguintes objetivos: - Investir em ações socioculturais de interesse público e empreendidas com excelência, respeitando e promovendo a diversidade e as liberdades culturais; - Ampliar consciências e estimular projetos para a não-violência doméstica; - Contribuir para a promoção do Desenvolvimento Humano no Brasil; - Contribuir para o surgimento de capacidades econômicas locais de forma solidária e sustentada; - Estimular a participação cívica e o trabalho em redes sociais; e - Estimular a atitude comunitária de Revendedoras Autônomas e Gerentes de Setor. Nas linhas de cobertura Empreendedorismo Cooperativo e Não-violência Doméstica, o Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável da Avon seleciona projetos a partir de indicações de Revendedoras e Revendedores Avon, via Internet, em chamadas semestrais ou anuais. Os projetos são avaliados segundo critérios como: pertinência em relação à proposta definida pela linha de cobertura; relevância da metodologia; adequação da aplicação dos recursos; viabilidade técnica; amplitude dos efeitos na comunidade; e amplitude e qualidade da participação de mulheres, crianças ou jovens. A Fundação Mussambê, indicada pela revendedora Marluce Dalva da Costa Matias, foi selecionada com o Projeto Sistema PAIS: Inclusão Para Mulheres Extrativistas (CE: Jardim Crato). O Projeto Sistema PAIS: Inclusão para Mulheres Extrativistas visa implantar a tecnologia social, conhecida como sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável) a fim de garantir a obtenção de rendimentos às mulheres de comunidades rurais de Crato e Jardim – CE, contribuindo para uma maior inserção econômica e social das mesmas. Serão implantados, no âmbito do Projeto, quatro Sistemas PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) em comunidades rurais dos municípios de Crato e Jardim. As mulheres beneficiárias, num total de 40, serão contempladas com capacitações, envolvendo as seguintes temáticas: Sistemas Agroecológicos, Educação Ambiental e Plano de Negócios. O desenvolvimento do projeto será orientado por técnicos especializados, que prestarão assistência técnica continuada às comunidades. Em resumo, a proposta de implantação do Sistema PAIS, em comunidades rurais do entorno da FLONA ARARIPE, beneficiando mulheres extrativistas, contribuirá para fortalecer comunidades rurais, garantindo-lhes maiores condições e capacidades para a obtenção de renda durante todo o ano.



PETROBRAS APOIA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARA O FORTALECIMENTO DE AGROINDÚSTRIAS RURAIS CEARENSES E MARANHENSES

PETROBRAS APOIA PROJETO APRESENTADO PELA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARA O FORTALECIMENTO DE AGROINDÚSTRIAS RURAIS CEARENSES E MARANHENSES


O Projeto Fortalecimento de Agroindústrias Rurais Cearenses e Maranhenses vem fortalecer ações desenvolvidas, no âmbito do “Projeto Agroindústrias na Zona Rural Cearense e Maranhense”, com foco na disseminação de tecnologia social, aprovado pela Gerência de Responsabilidade Social (Petrobras). A proposta insere-se na linha programática da Petrobras de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.

Em se tratando de comunidades maranhenses, espera-se com o desenvolvimento das ações, aumentar a eficiência do modo de produção do coco babaçu, contribuindo, dentre outros, fortalecimento das agroindústrias já existentes; consolidação e abertura de mercados; maior inclusão de mulheres de comunidades tradicionais e agricultores familiares por meio de melhoria de renda familiar; gestão compartilhada (sociedade civil, poder público e privado); maior integração entre políticas, programas e projetos no âmbito dos estados e do governo federal; segurança alimentar e nutricional; geração de emprego e renda.

Para o Ceará, propõe-se a continuidade do viveiro de mudas de pinhão manso e a construção de barraginhas, que deverão ser feitas nas comunidades contempladas com as mudas de pinhão manso, como forma de garantir um menor índice de mortalidade da espécie plantada.

A construção de barraginhas trará grandes benefícios ambientais, contribuindo para amenizar o processo de desertificação, recuperação do solo e plantio de culturas básicas.

Além do fortalecimento de agroindústrias de aproveitamento total do coco babaçu, o Projeto contribuirá para disseminar a cultura do pinhão como importante alternativa de produção de óleo vegetal, na região semiárida, consorciada com culturas de subsistência.

PROJETO AGROECOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO



A COELCE, NO ÂMBITO DO PROJETO TROCA SOLIDÁRIA, APROVA PROJETO AGROECOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO, SOB A RESPONSABILIDADE DA FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ.


A COELCE, no âmbito do Projeto Troca Solidária, aprova o Projeto Ecoprodutivo: Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), que beneficiará agricultores do município de Juazeiro do Norte/CE.

O Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é uma tecnologia social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de agricultores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente.

O processo agrupa técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, que priorizam o desenvolvimento de um sistema de cultivo com pouca dependência de insumos externos à propriedade, de forma a promover a sustentabilidade em pequenas propriedades rurais.

A produção no âmbito do Sistema PAIS é agroecológica, porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos (adubo e veneno), queimadas e desmatamentos. É integrada por aliar a criação de animais com a produção vegetal e utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo e sustentável.

Dentre as várias vantagens do Sistema Pais, destacam-se: a preservação da qualidade do solo e das fontes de água; o incentivo às práticas associativistas dos produtores; a abertura de novos canais de comercialização dos produtos; a produção de alimentos saudáveis, dentre outras.


No dia 18 de março, tendo como local o auditório da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, foi realizado um ato de lançamento do referido Projeto, contando com a participação de autoridades locais, sociedade civil, diretores da COELCE e representantes da Fundação Mussambê.