terça-feira, 29 de setembro de 2009

A FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ, em parceria com o INSTITUTO FRUTAL, está realizando um Estudo Mercadológico : Produção e Comercialização da Seriguela


A FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ, em parceria com o INSTITUTO FRUTAL, está realizando um Estudo Mercadológico : Produção e Comercialização da Seriguela




O Projeto, na sua execução, iniciada neste mês de setembro, conta com a coordenação do Professor Áydano Ribeiro Leite ( Mestre em Economia – Curso de Economia/Universidade Regional do Cariri) e mais 06 (seis) bolsistas, alunos também do Curso de Economia. Está sendo aplicada uma pesquisa nos seguintes municípios:

Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte e Missão Velha.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fundação Mussambê realiza Seminário de Extrativismo Sustentável do Coco Babaçu na Região do Cariri

Fundação Mussambê em parceria com o Sebrae realiza Seminário de Extrativismo Sustentável do Coco Babaçu na Região do Cariri

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Programação de Setembro do Projeto Interfaces com a Escola Rural

Programação de Setembro do Projeto Interfaces com a Escola Rural

Dia 03 de agosto, terá início construção do Espaço de Lazer e Leitura: Interface com a Escola Rural com a previsão de inauguração para o dia 26 deste mês.



sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROJETO INTERFACES COM A ESCOLA RURAL PROPORCIONA AOS PAIS E MÃES DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTEMYSES LINHARES VISITA AO MUSEU DA CASA GRANDE




A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Brasil.
Sua criação se deu a partir da restauração da primeira Casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava o Cariri ao sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII.

A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo.
Os programas de formação da Fundação Casa Grande desenvolvem atividades de complementação escolar através dos laboratórios de Conteúdo e Produção. O objetivo é a formação interdisciplinar das crianças e jovens, a sensibilização do ver, do ouvir, do fazer e conviver através do acesso a qualidade do conteúdo e ampliação do repertório.

Mães e pais participantes, no âmbito do Projeto Interface, diante do que viram e ouviram ficaram bastante impressionados. Solicitaram do Projeto e da escola outros momentos para conhecer melhor a cultura local, como por exemplo, visitarem o museu de Patativa do Assaré e de Luíz Gonzaga.

PROJETO INTERFACES COM A ESCOLA RURAL PROPORCIONA AOS PAIS E MÃES DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTEMYSES LINHARES OFICINA EM PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS





A Fundação Mussambê, no âmbito do Projeto Interfaces com a Escola Rural, patrocinado pelo Instituto HSBC e BrazilFoundation, realizou uma Oficina em Práticas Agroecológicas, no dia 22 de agosto, tendo como beneficiários pais e mães de alunos da Escola Artemyses Linhares (escola beneficiária das ações do Projeto).

A oficina foi realizada na propriedade do Agricultor Zé Artur, em Nova Olindaque há mais de 12 anos desenvolve práticas agroecológicas. O Sr. Zé Artur é reconhecido em nível nacional como o agricultor símbolo da agrofloresta no Nordeste.

Durante a oficina contou a sua história com alegria e entusiasmando a todos para que adotem práticas na agricultura que ajudem a melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. Assim fala aos presentes:

“Aqui era só pedra e areia quando comecei a fazer o manejo. Plantei as árvores nativas misturado com os cultivos. No começo a produção foi mínima, mas com o tempo, foi crescendo. As árvores nativas são boas pois elas acumulam água no inverno (que normalmente vai de dezembro a fevereiro, o período chuvoso) e no verão devolvem para o solo (as folhas e galhos que caem). Outras, utilizadas como ração, como a palma e a lucena ajudam a matar a sede dos animais”.

No sítio, podem ser encontradas frutas como o mamão, o caju e a manga; legumes e verduras, como tomate e andu; e animais, como o bode, a galinha e o porco. O agricultor comercializa sua produção e daí tira seu sustento. “Vende muito e é sustentável porque nunca acaba, pelo contrário. Aqui não falta coisa alguma. Só saio se for para fazer em outro lugar o mesmo que faço aqui", comemora.

A oficina foi encerrada com uma avaliação, onde a maioria dos pais e mães -agricultores (as) - manifestaram a sua compreensão da importância de não realizar plantio, usando queimadas e também abolir o uso de agrotóxicos. Todos ficaram impressionados com o exemplo de Zé Artur – comprometendo-se a seguir os seus ensinamentos.